quarta-feira, 22 de abril de 2009

Matar a galinha dos ovos de ouro

Agir com precipitação, imprudência ou impaciência, extinguindo uma fote de renda costante no afã de extrair resultados imediatos. A expressão é baseada numa história, do folclore europeu, sobre uma gansa que, em sua primeira postura, pôs um ovo de ouro. O dono, estúpido e avarento, em vez de esperar novos ovos, matou-a para extrair desde logo o que havia dentro dela. Em português, a lenda trocou a gansa pela galinha.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cérbero


Ser um cérbero é ser um guardião inflexível, de uma vigilância a toda prova. Cérbero, de acordo com a mitologia romana, era um gigantesco cão de três cabeças que guardava a porta do inferno. Hércules teria trazido à Terra esse monstro itricéfalo, deixando-o, no entanto, voltar às regiões infernais. De acordo com a lenda, Orfeu o teria adormecido com o som de sua lira para arrebatar Eurídice e trazê-la de volta ao mundo. E, segundo Eneida, de Virgílio, Sibila também teria feito o Cébero dormir, dando-lhe a comer um bolo temperado com sementes de papoulas, das quais se extrai o ópio. A lenda de Cérbero parece ter tido origem no Egito, pois os túmulos antigos, ali descorbertos, apresentam estátuas de cães que seriam guardas dos mortos.

Fazer o diabo a quatro


Fazer desordem ou ruído, promover incidentes de todo espécie. A expressão é francesa e teve origem nas representações dos mistérios do teatro medieval, em que era constante a presença do diabo. Havia diabruras pequenas, em que aparecia um só diabo, às vezes dois, e grandes diabruras em que apareciam quatro diabos fazendo grande estardalhaço.

Por ventura x Porventura

  • POR VENTURA, separado, significa por sorte: "Por ventura minha, cheguei antes de a tempestade começar".
  • PORVENTURA, numa só palavra, significa por acaso: "Porventura você viu minha caneta?"

Saborear a vingança

É uma expressão corrente, que sublinha o prazer das represálias. Um provérbio diz que a vingança é um prazer dos deuses. Os franceses ligam esse prazer ao paladar, através deste provérbio: La vengeance est un plat que se mange froid (a vingança é um prato que se come frio).

Como dizia o outro

Expressão corrente tanto em Portugal e no Brasil como na Espanha, onde a explicam através de um episódio anedótico: D. Diego de Córdoba, tendo ido à presença do Rei Felipe II com outro capitão que não fora admitido à audiência, acrescentava às suas palavras alegações seguidas da expressão como dijo el otro. Até que o rei, intrigado, perguntou-lhe que era el otro. D. Diego, abrindo a porta, fez entrar o companheiro, apresentando-o ao rei.

Boi na linha


Quando se diz que tem boi na linha, anuncia-se que surgiu uma dificuldade inesperada.
A expressão vem das estradas de ferro, quando ainda não havia cercas protejendo as
linhas e, às vezes, boi calmamente se deitavam sobre elas, atrasando a marcha dos comboios
e mesmo obrigando trens a pararem.

Beber água de chocalho

Expressão usada no Nordeste, principalmente na região compreendida entre Pernambuco e Ceará. Diz-se de um indivíduo que fala pelos cotovelos que ele bebeu água de chocalho. Existe uma suprestição curiosa, posta em prática quando as crianças tardam a falar: dão-lhes o leite e ´´agua para beber em chocalhos, na crença de que isso desembaraçará a língua dos petizes.

Arco-da-Velha

Coisas do arco-da-velha são coisas mirabolantes. Histórias do arco-da-velha, também.
O arco-da-velha (uma feiticeira) arco-íris. A crença popular supõe que ele bebe água num lugar para despejá-la noutro.

domingo, 5 de abril de 2009

Vulcão chileno Llaima expele gigantesca coluna de cinzas e gases


O vulcão chileno Llaima, que voltou a entrar em erupção na sexta-feira, expeliu uma coluna de gases e cinzas de mais de sete mil metros de altura e 100 quilômetros de extensão, informaram neste domingo (5) fontes oficiais.

Segundo o Serviço Nacional de Geologia e Mineração chileno, 71 pessoas já foram evacuadas de Vilcún e de Curacautín, localidades próximas ao Llaima, cuja atividade obrigou ontem as autoridades a decretar alerta vermelho em oito municípios próximos.

Tal decisão foi tomada por causa dos riscos associados aos deslizamentos do barro resultante da mistura de cinzas vulcânicas e escombros com água, os quais podem provocar um aumento do volume do rio Calbuco.

Situado a cerca de 600 quilômetros ao sul de Santiago, o Llaima intensificou sua atividade a partir de maio de 2007 e é considerado um dos vulcões mais ativos da América do Sul.

Com 3.210 metros de altitude, o vulcão teve um aumento em suas atividades durante a noite de sábado, conforme atestaram membros do Serviço Nacional de Geologia e Mineração que realizaram ontem um sobrevoo sobre a área do Llaima.

De acordo com o Escritório Nacional de Emergências chileno, as chuvas deste domingo na região impedem que haja uma visão propícia da situação do Llaima.

terça-feira, 24 de março de 2009

TCP/IP , E-MAIL , WEB

TCP/IP é um conjunto de protocolos que é responsável pela comunicação de computadores em rede, também apresenta padrões bem definidos. Está orgonizado em camadas onde a mais alta está diretamente ligada as mais baixas.

E-MAIL, é um correio eletrônico que permite a interação e comunicação entre pessoas, em qualquer parte do mundo. Foi o primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia. Criado por RayTomlinson, em 1965.

WEB (WORD WIBE WEB) é um sistema de documentos que estão ligados à Internet, na forma, de vídeos, sons, hipertestos e figuras. Para visualizá-lo precisamos de um navegador para descarregar e mostrar informações na tela do usuário. Foi criado por Tim Berners-Lee em 1980.

quarta-feira, 4 de março de 2009

China planeja crescer 8% em 2009, revela primeiro-ministro

A China espera crescer 8% em 2009, mantendo uma inflação de 4% no mesmo período, revela o discurso que o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, fará na madrugada desta quinta-feira no Parlamento. Os números representam as metas econômicas do país para o ano.

No texto, entregue à imprensa, Wen Jiabao adverte que a China enfrenta "desafios sem precedentes" diante de uma crise econômica mundial que se agrava.

O premiê chinês também revela que o governo antecipa um déficit no Orçamento de aproximadamente US$ 140 bilhões de dólares em 2009.

terça-feira, 3 de março de 2009

Um pouco do besteirol científico


O francês Jean Pierre Lentin se ocupou de reunir deslizes e palpites errados, muitos até infelizes, de grandes cientistas e pesquisadores famosos. Acompanhando a História, dos antigos pensadores gregos aos estudiosos da engenharia genética, Jean Pierre prova que ninguém está livre do erro. Pitágoras, Newton, Marie Cure, Pasteur, Einstein - gênios de todos os tempos - em alguns momentos da vida se enganaram redondamente. Mas, como é errando que todo mundo aprende, o melhor mesmo é se divertir com esse besteirol inspirado pela ciência ao longo dos tempos. É dessa coletânea de erros e enganos que se trata o livro de Jean, Penso, Logo me Engano, da editora Ática, que, apesar de já ter quatorze anos e duas edições, continua interessando a que se diverte com curiosidades científicas ou com o besteirol. De qualquer forma, é interessante saber que gente tão importante também pisou na bola. E como informação nunca é inútil, oferecemos aqui alguns exemplos do livro:



  • Depois de muitos cálculos, o irlandês James Ussher chegou a um resultado surpreendente: o mundo foi criado em 26 de outubro de 4004 a.C., exatamente ás 9 horas da manhã.
  • Segundo Aristóteles, certos insetos foram gerados espontaneamente pelo orvalho que caiu sobre as plantas. Já outros, formaram-se na lama ou no esterco.
  • Em 1894, o astrônomo norte-americano Percifal Lwell concluiu que as estrias observadas em Marte, através do seu telescópio, eram canais de irrigação artificial. Depois dessa afirmação, a "civilização marciana" iria dar muito o que falar.
  • Até Galileu Galilei foi autor de uma mancada fenomenal: considerou que os planetas eram ilusão de ótica, reflexos dos vapores terrestres. Depois se soube que ele chutou, simplismente porque não consiguiu observar os planetas com sua luneta!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Oncorcecose ou "cegueira dos rios"

A oncorcecose é uma verminose que avançou bastante no sul do Brasil nestes últimos anos.
É causada pela Onchocerca volvulus, cuja fêmea alcança de 30 cm a 50 cm e o macho apenas de 2 cm a 4 cm.
Essa verminose é transmitida para o ser humano pela pica da mosca pium ou borrachudo, cuja fêmea é hematófaga(animal que se alimenta de sangue) e de hábitos diurnos, encontrada em ambientes com água corrente, onde vivem suas larvas.
Provoca coceira na pele, que fica grossa, além de lesões nos olhos e até cegueira.

Curiosidade sobre a reciclagem

Você sabia que se alguém tivesse uma árvore de 15 anos de idade quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 100 deles?

A importância das algas

Muito se fala da importância das algas para o futuro da humanidade. Será que essa importância se baseia na ótima aplicação culinária das algas? Não é apenas isso. Há muito mais.
Cerca de 90% da fotossíntese feita no planeta depende das algas, principalmente das diatomáceas. Observe que nos 10% restantes estão todas as florestas tropicais, inclusive a Amazônia.
Não há exagero em dizer que as algas do mar são a base da vida em todo o planeta.

Você sabia...(répteis)

...que existem 6000 diferentes espécies de répteis?
...que as tartarugas são mais antigas que os dinossauros?
...que de mil tartaruguinhas que nascem, apenas uma ou duas chegam a ficar grandes?
...que os dinossauros também eram répteis?

Você sabia...(peixes)

...que existem 22 mil espécies de peixes e 400 delas são tubarões?
...que os tubarões existem há 400 milhões de anos?
...que o tubarão-baleia chega a medir 15 metros?

Corrida animal

Veja o tempo gasto por alguns animais para percorrer uma distância de 100 metros:
  • Centopéia: 3 minutos e 25 segundos;
  • Caracol:2 horas e 4 minutos;
  • Tartaruga-gigante:22 minutos
  • Preguiça:22 minutos;
  • Aranha:8 minutos e 40 segundos.

Pra que serve concha?

A concha é uma proteção pra animais que tem o corpo mole. O maior grupo desse animais é o dos moluscos, que podem ter concha externa ou interna. A concha interna serve como esqueleto, como no caso dos polvos e lulas.
Há vários tipos de conchas; quando encontrar uma delas na praia, não a recolha. Além de proteger a vida do animal que está lá dentro, você estará preservando o meio ambiente. é que mesmo as conchas vazias
são importantes para o equilíbrio da natureza, já que com o tempo se quebram e se misturam á areia, formado o solo das regiões litorâneas.

Curiosidade sobre a Reciclagem

A cada 75 latas de refrigerante reaproveitadas, evitamos o corte de uma árvore.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Curiosidades :Para que serve a nádega?

Foi a bela atriz Ana Paula Arósio que levantou recentemente a questão, quando perguntada sobre a parte do corpo que achava mais sem graça. "A bunda, que serve só para sentar, né?", disse Ana Paula. Em homenagem à atriz, a Super foi atrás da resposta. "Anatomicamente, a bunda é um conjunto de quatro músculos que têm a função de sustentar o quadril e movimentar as pernas", diz o clínico geral José Antônio Atta, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Como o ser humano anda em pé, essa região ficou, digamos, mais ressaltada - nos animais quadrúpedes, a bunda se mescla à curvatura natural do resto do corpo. Outra função dos glúteos - bem apontada por Ana Paula - é proteger o quadril na hora de sentar. Por ser uma espécie de almofada natural, essa é uma das regiões do corpo que mais acumula gordura. Mas o que faz da bunda uma das regiões mais comentadas é o seu simbolismo. "Ela está associada à fertilidade e à sedução", diz a antropóloga Mirela Berger, especialista em estudos do corpo e doutoranda na Universidade de São Paulo. "Os homens vêem as mulheres de quadril grande como boas reprodutoras. Por possuir muita gordura, a bunda também se relaciona à saúde e à prosperidade." Não é à toa que as danças sensuais abusam do rebolado.

Curiosidades: A prova da origem da vida está no sangue

A prova de que a vida começou nos oceanos e evoluiu até organismos complexos como o do homem está no teor de sal do sangue: é de 7 por mil, o mesmo da água do mar. A proporção se mantém na lágrima que evita o ressecamento dos olhos.

Curiosidades: É possível “cruzar” um humano com outro hominídeo?

A interfecundidade não é possível, quer entre os hominídeos quer entre espécies diferentes de outras famílias do reino animal. A razão encontra-se na diferente dotação de cromossomas de cada um dos participantes, tanto no número como nas características específicas. As espécies mais próximas podem ter um número de cromossomas parecido (46 no ser humano e 48 no chimpazé), mas nem sempre isto é verdade. Os organismos mais simples e menos evoluídos têm um menor número de cromossomas (1 nas bactérias e 6 nos mosquitos), ainda que isto também não seja uma regra geral, porque o cão tem 78.
Outra razão que impediria estes “cruzamentos”, seria seguramente o facto do sistema imunitário da fêmea detectar que as proteínas do sémen recebido seriam estranhas e o eliminaria.
Isto já para não falar das questões éticas, porque que estatuto teria o ser resultante de tais “cruzamentos” genéticos?

Curiosidades : Alguma vez seu olho ja tremeu?

O tremor dos olhos acontece quando o músculo responsável pelo fechamento das pálpebras se contrai. Cansaço ou tensão são duas causas comuns. O músculo se movimento rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, que causa irritação nas terminações nervosas.